FANDOM

Telecinese é a habilidade de mover objetos, bem como pessoas usando o poder da mente. Em geral é um poder ofensivo, permitindo que a bruxa envie um objeto em qualquer canto de um local aberto ou fechado. Essa capacidade exige uma grande quantidade de controle, embora provavelmente um dos mais faceis de aprender, por que anne hale usava essa habilidade desde que era uma criança pequena e sem pensar. Ela pode ser desencadeada por uma bruxa por raiva ou por adrenalina. Diferente da maioria dos poderes de habilidades exibidas pelas bruxas telecinese não requer um feitiço, mais sim requer concentração.

Descrição Edit

Tambem pode ser chamado de psicocinese é o termo generico para qualquer habilidade que envolve o uso da mente para influenciar, manipular ou mover materia e objetos.Essa habilidade permite a bruxa praticar para manter objetos ou mover-se. Para almentar a força fisica do usuario; Alterar o curso direcional de um objeto ou desviar um ataque adversario, como demonstrado por Mary Sibley quando ela desviou os punhais de Increase Mather. Telecinese tambem permite agarrar objetos firmemente no lugar e puxar os objetos para o usuario ou para empurrar objetos para longe do usuario. E as vezes até para quebrar objetos como vidro e espelhos , por vezes até mesmo uma pessoa como demonstrado por Anne Hale quando ela explodiu a cabeça de sua mãe.

Em Historia Edit

Em espiritismo, ocultismo e parapsicologia, a psicocinese ("movimento mental") ou telecinésia ("movimento à distância") descreveria o suposto fenômeno ou capacidade de uma pessoa movimentar, manipular ou abalar um sistema físico sem interação física, apenas usando amente. O termo psicocinese foi criado em 1914 pelo autor estadunidense Henry Holt e popularizado pelo parapsicólogoestadunidense J.B. Rhine nos anos 30.Já o termo telecinésia foi criado em 1890 pelo parapsicólogo russo Alexandre Aksakof.

A telecinésia é considerada por vários cientistas céticos como fraude. Outros cientistas, especialmente os ligados àparapsicologia, a consideram autêntica.

Carl Sagan incluiu a psicocinese em uma longa lista de "produtos típicos da pseudociência e dasuperstição", afirmando que "seria tolice" aceitar qualquer afirmação paranormal "sem evidências adequadas". OPrémio Nobel Richard Feynman defendeu uma posição similar à de Sagan.

Apesar dos relatos de sucesso em estudos sobre o suposto fenômeno, não há suporte do método científico às alegações de psicocinese. O consenso científico é que a sua ocorrência contrariaria inúmeras das leis naturais da física(termodinâmica), química (teoria atômica) e biologia (evolução). Além disso, há inúmeros relatos de fraudes científicas e outros enganos nos chamados estudos parapsicológicos.

Um dos mais famosos casos de psicocinese supostamente real foi a dona de casa russa Nina Kulagina, que durante algumas décadas foi estudada e testada por dezenas de cientistas (incluindo dois laureados com o Prêmio Nobel), sendo que muitos dos cientistas concluíram que ela realmente possuía psicocinese Além dessa capacidade paranormal, ela supostamente também possuiria clarividência. Segundo estudos feitos com Kulagina pelo fisiologista Genady Sergeyev, a pulsação da russa chegava a 240bpm durante a realização da psicocinese. Em 1990, ela morreu por infarto cardíaco fulminante, o que muitos acreditam ter sido causado pelas exigências físicas de suas capacidades paranormais.

Um outro caso é o da médium polonês Stanisława Tomczyk, que alegava que o espírito "Little Stasia" era capaz de realizar psicocinese através dela. É notória a fotografia em que ela aparece supostamente realizando telecinésia em uma tesoura, ao lado do psicólogo Julian Ochorowicz.

Em 1991, O Nobel em Física Brian David Josephson e o físico Fotini Pallikara-Viras publicaram o artigo "Biological Utilization of Quantum Nonlocality" na revista Foundations of Physics, propondo que as explicações para a psicocinese a telepatia podem ser encontradas nafísica quântica.

Ad blocker interference detected!